
Prof. Dr. José Carlos de Lacerda
Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado em Engenharia Materias pela REDEMAT - UFOP-UEMG-CETEC (2007) e doutorado Engenharia Materias pela REDEMAT - UFOP-UEMG-CETEC (2015). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira. Tem experiência em áreas de Engenharia de Materiais, Mecânica e Metalúrgica, com ênfase em Processos de Conformação Mecânica, Soldagem, Fundição, Fadiga e Corrosão. É fundador, juntamente com o Prof. Ricardo Luiz Perez Teixeira do Grupo de Pesquisas em Metais (Metals Group). Revisor dos periódicos: International Journal of Fatigue; Materials Science and Engineering A; Materials Letter; Surface and Coatings Technology; Part E: Journal of Process Mechanical Engineering e Revista Matéria (UFRJ).
Prof. Dr. Ricardo Luiz Perez Teixeira

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Doutor em Ciências, Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), com doutorado em cotutela em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2011). Professor adjunto na Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, curso de Engenharia de Materiais, ministrando disciplinas envolvendo materiais metálicos e compósitos. Associado à ABM: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME: Sociedade Mineira de Engenheiros.

Prof. Dr. Bruno Cota
Doutor em Processos de Fabricação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Processos de Fabricação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Eng. Mecânico pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Possui experiência na área da Engenharia Mecânica por meio do contato profissional, pelo desenvolvimento de patentes e por meio da publicação de artigos científicos em congressos. Atuou como professor no CEFET-MG, tendo experiência em docência em processos de fabricação. Atuou na gestão de contratos de empresas do setor metal mecânico e na gestão da manutenção da sinterização da USIMINAS - Ipatinga. Trabalhou em pesquisas e consultorias para a FCA - Fiat Chrysler Automóveis, em assuntos ligados aos programas federais: "Inovar Auto", "Lei do Bem" e "Rota 2030". Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira, ministrando as disciplinas: Desenho, Manutenção, Soldagem, Usinagem e Elementos de Máquinas.

Prof. Dr. Rogerio Fernandes Brito
Prof. Eng. Dr. Rogerio Fernandes Brito possui graduação em Engenharia Mecânica (EM) pela antiga Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI, em Itajubá/MG), atual Universidade Federal de Itajubá - Itajubá/MG (UNIFEI), mestrado em EM pela EFEI/UNIFEI (1999), doutorado em EM pela UNIFEI (2005) e pós-doutorado em EM na UNIFEI (2008) e UNIFEI (2010). Atualmente é professor Associado 1, Classe D, da UNIFEI, onde publicou 08 (oito) artigos em periódicos nacional e internacional, de 2004 a 2020, sendo que em 2009, publicou 02 (dois) artigos com conceitos CAPES Qualis A1 e B1, todos na área de Engenharia III e em 2015, 01 (um) artigo com conceito CAPES Qualis A1.Tem experiência na grande área da Engenharia Mecânica, com ênfase em transferência de calor, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação de grandes escalas, turbulência, método de elementos finitos, convecções forçada/natural e ferramentas computacionais em dinâmica dos fluidos computacionais (CFD) e métodos inversos.

Prof. Dr. Haroldo Lhou Hasegawa
É formado em Engenharia de Materiais pelo DEMa/UFSCar (2000), possui Mestrado (2004) e Doutorado (2007) em Ciência e Engenharia de Materiais pelo PPG-CEM/UFSCar. Também é Especialista em Engenharia de Produção pelo CENPRO-UNESP de Sorocaba (2010). Possui experiência profissional no desenvolvimento de produtos em parceria com a USP, UFRN e TUB (Alemanha). Também atuou como engenheiro em indústrias no Japão e no Brasil, no ramo siderúrgico e metalúrgico, como engenheiro de desenvolvimento de processos e produtos. Também foi consultor de empresas e instrutor de cursos de treinamento in company. Possui experiência como docente do magistério superior e já foi coordenador de curso de engenharia de materiais e engenharia mecânica na UNISO (Sorocaba-SP). Atualmente é professor adjunto C1 na UNIFEI no campus de Itabira e desenvolve pesquisas na área de processos metalúrgicos/siderúrgicos e gestão de operações com foco em manufatura enxuta e indústria 4.0

Prof. Dr. Silvano Leal dos Santos
Possui graduação em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2010), Mestrado (2013) e Doutorado (2018) pela UFABC no curso de Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC e Bacharelado em Engenharia Mecânica pela FMU (2023). Atuou como professor de ensino superior nas Faculdades de Tecnologia de Mauá e Itaquera. Também atuou como auxiliar docente II no curso de Tecnologia dos Materiais no Laboratório de Processamento e Caracterização de Materiais da Fatec-SP desde 2011. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Física, trabalhando nos seguintes temas: Processamento termomecânico dos materiais metálicos , processos de fundição em metais não ferrosos, tratamentos térmicos dos metais, transformações de fases nos materiais, investigação do comportamento de corrosão no metais, relações entre Microestrutura e Propriedades mecânicas dos materiais metálicos, caracterização microestrutural por microscopia eletrônica de varredura, Difração de raios X e Ensaios Mecânicos de Materiais. Trabalhou por 19 anos no setor industrial, em especial empresas do ramo metalúrgico atuantes em processos de fabricação como; fundição por lingotamento contínuo, shell molding e fundição sob pressão. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Itajubá no Campus Itabira, ministrando as disciplinas de Processamento de Materiais Metálicos.